quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Você sabia? A inovação da GM



Primeiramente gostaria de pedir desculpas, pois essa postagem já havia sido prometida há muito tempo e infelizmente só agora é que está sendo publicada.Mas como vimos no último Você Sabia, Ford revolucionou o ramo automobilístico com o seu modo de produção inovador. Mas o que aconteceu para que seu poderoso carro, Modelo T, parasse de ser fabricado?

Bom, uma das grandes rivais da Ford era a General Motors (GM). Ela observou através de seu presidente Alfred Sloan que o comportamento da sociedade estava se modificando. Ele concluiu que não dava mais para tentar padronizar a sociedade, como Ford havia feito. Então ele adotou uma medida brilhante; a SEGMENTAÇÃO. Sloan propôs que fabricariam um carro para cada renda e finalidade, sem falar que o carro podia ser de outra cor, além do tradicional preto que Ford fabricava.

Sloan fez com que existissem várias faixas de preços de carros, de forma que um nível de preço de um carro fosse próximo ao outro, dando a idéia de que se você comprasse um carro acima do preço que você havia comprado antes, você estaria sinalizando uma ascensão social. Mas essa ascensão não necessariamente era verdade.

Outra cartada de mestre do presidente da GM foi o uso do Marketing ( ver última postagem sobre Marketing), para que o consumidor se sentisse motivado a comprar mais carros e sempre trocando por um mais moderno, uma vez que a GM decidiu constantemente lançar novos modelos totalmente atualizados. A partir disso a GM sempre fazia pesquisas para saber o que a população estava querendo, o que ela estava pensando, quais eram as cores da moda, etc....

Todas essas estratégias adotadas pela GM, deram muito certo, tanto que entre 1927 e 1937 ela obteve um lucro acumulado de 2 bilhões de dólares( significativo pra época), enquanto que a Ford teve um prejuízo de mais de 100 milhões.

O que podemos tirar como lição de tudo isso é que como coordenadores de uma empresa, temos que estar atentos às mudanças mercado, de pensamentos, para que não percamos espaço nesse mercado que se renova cada vez mais rápido a cada dia.

Até o próximo: Você sabia?

Nenhum comentário: