quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Meios lícitos, fins questionáveis

Deparamo-nos na última aula, com um caso de aplicação da Administração Científica para o uso que não deixa de ser maléfico, mas é muito questionável.

Os princípios da Administração Científica foram empregados no Arsenal de Watertown, onde eram produzidas e armazenadas armas e munições. O interresse em utilizar os princípios de Taylor era para melhorar a eficiência dos processos de produção dos armamentos, pois se um dia surgisse alguma guerra, conseguiria-se produzir todo o arsenal necessário.

No final das contas, os pricípios adotados cumpriram com sua "obrigação" e aumetaram a produção e diminuíram os custos. Mas a grande polêmica desse fato e de mais alguns é os princípios que os seres humanos têm. Eles pegam príncipios, idéias e empregam numa área que muitas vezes só visa o fortalecimento ou beneficiamento de uma pessoa ou nação e o que é pior: atrapalha e prejudica a outra.

Assim, eu acho que, a humanidade deveria ser mais ética, e usar seus saberes e conhecimentos para beneficiar a todos, e não para se fechar e tentar ficar mais forte que o outro.
O mesmo ocorreu com as idéias de Einstein. Quando ele desenvolveu sua famosa fórmula da energia: E = m.c², ela foi usada para desenvolver a bomba atômica, isso serviu para matar e intimindar o mundo e colocou os EUA como a grande potência do mundo.

Portanto, nós como administradores também temos que pensar bem antes de tomar uma decisão para não apenas nós e nossa empresa saiamos benificiados e sim, tomar uma decisão ética, em que a sociedade toda saia ganhado ou pelo menos não seja prejudicada.

2 comentários:

Anônimo disse...

Nossa Cleitom muito legal essa sua abordagem, eu não tinha pensado por esse lado, e é verdade mesmo temos que tomar muito cuidado com nossas decisões e não sermos uma máquina que passa por cima de quem quer que seja para alcançar nossos proprios objetivos.

Cleiton Fernandes disse...

É!! Se o todos fossem um pouco mais éticos e pensassem um pouco mais no outro, talvez não existiria tanta desigualdade e destruição, como existe hoje.