domingo, 5 de outubro de 2008

Novos Líderes

A revista “Intra Logística”, edição nº214 de julho de 2008 publicou uma matéria sobre um “perfil ideal” para os atuais líderes. O autor do artigo foi Marcelo Mariaca, presidente da Mariaca.
Marcelo comenta que há décadas, pouco mais se exigia de um líder do que inteligência, habilidade com os negócios e conhecimento do ramo. Ele ressalta que o mundo tornou-se mais complexo, por isso que aquele “chefe” do passado, o qual ficava trancado em uma sala, está ultrapassado.
Hoje a globalização forçou os líderes a criar uma visão estratégica dos negócios em um âmbito mundial, desenvolvendo uma capacidade de trabalhar com o desconhecido e com as ambigüidades, ou seja, fora de uma zona de conforto. Ela forçou também que os executivos não mais ficassem enclausurados no “bunker” da empresa, exigiu que esses interajam com os trabalhadores.
Para melhor desenhar essa nova cultura é preciso esquecer um pouco a hierarquia piramidal (o “chefe” com uma sala no último andar) e pensar mais em pessoas sendo seguidas por pelotões (líderes que interagem com os empregados).
“Além do conhecimento de gestão, da capacidade de inovar, de se adaptar de forma rápida e eficiente à nova realidade e de prever cenário e o futuro. Outro grande desafio é trabalhar com times de diversos países, multiculturais, e criar relacionamentos e alianças estratégicas redor do mundo que ajudem a desenvolver os negócios”.

Nenhum comentário: