quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Integração Vertical e Integração Horizontal

A Integração Vertical ocorre quando diferentes processos de produção passam a ser controlados pela mesma empresa. Pode ocorrer entre dois ou mais processos contínuos de produção. Esse método de produção visa à diminuição de custos e maximização dos resultados. Além disso, dificulta o acesso do concorrente a um determinado produto ou matéria-prima, principalmente em determinados mercados onde a fonte destes insumos é restrita.
A Integração Horizontal Consiste em uma estrtégia de crescimento baseada na aquisição de duas ou mais sociedades do mesmo nível da cadeia produtiva, ou seja, concorrentes diretos. Muitas vezes se dá com a aquisição de todo o estabelecimento comercial, inclusive a marca original de um determinado produto, que pode ter boa penentração no mercado consumidor. Com isso, muitas vezes o administrador opta por manter esta marca original, se beneficiando da aceitação da mesma. Essa integração inviabiliza a competitividade de outras marcas, eliminando a concorrência.

8 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa a explicação, faço um curso que tem como uma de minhas disciplinas MKT e este tema foi abordado, mais não bem explicado.
Gostei muito do site.
Abraços.
AMD

Anônimo disse...

Realmente; como disse o colega do outro post. Muitíssimo bem explicado. Parabéns.
- Continue ajudando-nos ;)

Anônimo disse...

muito boa definição
valeu...

Anônimo disse...

muito útil para a grade do concurso da petrobras 2012.

Anônimo disse...

excelente explicacao...bjs e obrigada

walquiria disse...

muito boa a explicação fica bem claro o que é de fato a integração vertical e horizontal

Anônimo disse...

Muito obrigado pelo conteudo. Bela explicação

Anônimo disse...

Muito Bom, ajudou muito.