quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Você sabia? A inovação da GM



Primeiramente gostaria de pedir desculpas, pois essa postagem já havia sido prometida há muito tempo e infelizmente só agora é que está sendo publicada.Mas como vimos no último Você Sabia, Ford revolucionou o ramo automobilístico com o seu modo de produção inovador. Mas o que aconteceu para que seu poderoso carro, Modelo T, parasse de ser fabricado?

Bom, uma das grandes rivais da Ford era a General Motors (GM). Ela observou através de seu presidente Alfred Sloan que o comportamento da sociedade estava se modificando. Ele concluiu que não dava mais para tentar padronizar a sociedade, como Ford havia feito. Então ele adotou uma medida brilhante; a SEGMENTAÇÃO. Sloan propôs que fabricariam um carro para cada renda e finalidade, sem falar que o carro podia ser de outra cor, além do tradicional preto que Ford fabricava.

Sloan fez com que existissem várias faixas de preços de carros, de forma que um nível de preço de um carro fosse próximo ao outro, dando a idéia de que se você comprasse um carro acima do preço que você havia comprado antes, você estaria sinalizando uma ascensão social. Mas essa ascensão não necessariamente era verdade.

Outra cartada de mestre do presidente da GM foi o uso do Marketing ( ver última postagem sobre Marketing), para que o consumidor se sentisse motivado a comprar mais carros e sempre trocando por um mais moderno, uma vez que a GM decidiu constantemente lançar novos modelos totalmente atualizados. A partir disso a GM sempre fazia pesquisas para saber o que a população estava querendo, o que ela estava pensando, quais eram as cores da moda, etc....

Todas essas estratégias adotadas pela GM, deram muito certo, tanto que entre 1927 e 1937 ela obteve um lucro acumulado de 2 bilhões de dólares( significativo pra época), enquanto que a Ford teve um prejuízo de mais de 100 milhões.

O que podemos tirar como lição de tudo isso é que como coordenadores de uma empresa, temos que estar atentos às mudanças mercado, de pensamentos, para que não percamos espaço nesse mercado que se renova cada vez mais rápido a cada dia.

Até o próximo: Você sabia?

domingo, 26 de outubro de 2008

Marketing: na íntegra


Atualmente toda empresa precisa de uma arma para fidelizar fornecedores, revendedores, órgãos de governo e funcionários, além obviamente os clientes. Ela se tornou famosa dentro e fora do mundo corporativo, o Marketing.

O Marketing é muito bem utilizado dentro de algumas organizações, porém em algumas não muito. Ele está em contínuo desenvolvimento e mudança, contudo possui regras básicas que serão citadas abaixo:

• Primeiramente para que se possua um eficiente planejamento de marketing é preciso de grande número de informação, estas vindas de várias fontes. As informações facilitarão à empresa chegar ao objetivo final de conquista do “espaço”.
• A organização deve dividir seus diversos grupos de interesse como fornecedores, órgãos de governo, clientes, dentre outros para que cada estratégia seja específica.
• O marketing envolve a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, buscando administrar relacionamentos com elas que sejam duradouros.
***Qualquer dúvida, aprovação ou desaprovação, poste os comentários que nós, integrantes do grupo, retornaremos neste mesmo site a questão.

Material de Apoio

Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação
Journal of Information Systems and Technology Management
Vol. 4, No. 1, 2007, p. 23-46
ISSN online: 1807-1775
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sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Insubstituível

Recentemente recebi um e-mail que falava sobre a questão de uma pessoa ser insubstituível.Parte do texto está reproduzido logo abaixo. Confira na integra

Ninguém é insubstituível

Em uma sala de reunião de uma multinacional, o CEO nervoso fala com sua equipe de gestores. Agita as mãos, mostra gráficos e, olhando nos olhos de cada um, ameaça: 'ninguém é insubstituível. A frase parece ecoar nas paredes da sala de reunião em meio ao silêncio. Os gestores se entreolham, alguns abaixam a cabeça. Ninguém ousa falar nada. De repente um braço se levanta e o CEO se prepara para triturar o atrevido:
- Alguma pergunta?
- Tenho sim. E o Beethoven?
- Como? - o CEO encara o gestor confuso.
- O senhor disse que ninguém é insubstituível e quem substitui o Beethoven?
Silêncio.

(Célia Spangher)


Essa é uma questão complicada na empresa. O colaborador não está atendendo com as expectativas esperadas e já pensam em demiti-lo.

Dessa forma o ser humano é visto como uma simples peça na empresa, que se estragar ou falhar é só ir no "estoque e trocá-lo por um novinho em folha" . E não deve ser assim, todos nós somos únicos.

Temos habilidades e aptidões diferentes e que cabe a nós, Administradores , mudarmos essa realidade. Somos nós quem devemos enxergar o real potencial do nosso colaborador e saber aproveitá-lo no lugar certo e não substituí-lo sempre que acharmos e podemos.

Como disse Célia, se sempre fizer isso você pode ou já ter tirado um Garrincha do seu time.






terça-feira, 21 de outubro de 2008

Resultado da enquete



Foi realizada em nosso Blog, uma enquete com a seguinte questão: " Qual é a habilidade mais importante na Administração? ".

Tivemos como resultado final, liderança com 37% dos votos foi considerada a habilidade mais importante, seguida de perto de planejamento com 29% e o restante empatadas com 3%.

Isso mostra que os visitantes do Blog acham que liderança é uma habilidade gerencial essencial para o Administrador, apesar de que o Administrador deve ter não só uma habilidade, mas sim um conjunto delas para que ele consiga organizar, controlar, dirigir e planejar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos organizacionais.

Assim não é só uma habilidade que faz o Administrador ser bem sucedido, mas sim um conjunto de vária habilidades tais como: Iniciativa, responsabilidade, tranquilidade para poder resolver os problemas com bastante calma, proatividade, facilidade em se comunicar e muitas outras. Mas liderança deve ser uma habilidade que esteja bem desenvolvida em nós Administradores.

Fiquem ligados, pois já está aberta a nova enquete que quer saber em qual empresa você gostaria de começar sua carreira de Administrador.

sábado, 18 de outubro de 2008

Mercado de trabalho do administrador

O campo de trabalho é amplo: cerca de metade dos cargos de uma empresa é para funções administrativas. Mas o mercado é muito competitivo. Aproximadamente 2 milhões de estudantes formam-se por ano, e não há vagas formais para absorvê-los. Ainda existe a concorrência de graduados de outras áreas que fazem especialização ou MBA e conseguem emprego em Administração. Apesar disso, o mercado de trabalho para administradores no Brasil está crescendo junto com a economia. Grandes companhias estão ampliando seus quadros de funcionários, e as empresas familiares se profissionalizando e buscando candidatos com boa formação para fazer parte de seus quadros. "Empresas que tradicionalmente contratavam apenas profissionais de áreas técnicas, como Engenharia e Química, por exemplo, começam a perceber a necessidade de preencher cargos administrativos e de negócios, como compras, logística e marketing, com os formados na área e dotados de visão estratégica", afirma Marcos Amatucci, diretor nacional dos cursos de graduação em Administração da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), de São Paulo.Como a atuação do administrador é bastante ampla, esse profissional se faz necessário em todo tipo de empresa (fabril, comercial, serviços, agronegócio) e em praticamente todas as áreas, desde a comercial, passando por logística, financeira e compras, até recursos humanos. A região Centro-Oeste apresenta o mercado que mais se expande. Os principais empregadores estão no setor de agronegócio, em cidades como Cuiabá (MT), Campo Grande (MS) e Goiânia (GO). As regiões Sul e Sudeste concentram o maior número de empresas que oferecem programas de trainee, enquanto o setor público tem vagas em todo o país.

$ Salário médio inicial: R$ 1.800.

sábado, 11 de outubro de 2008

Cibernética e Administração

A Cibernética é uma ciência relativamente jovem, criada na década de 1940 por Norbert Wiener. Ela apareceu na época em que surgiu o primeiro computador de que se tem notícia, assim como a Teoria de Sistemas.

Cibernética é a ciência da comunicação e do controle, seja no animal (homem, seres vivos), seja na máquina. A comunicação é que torna os sistemas integrados e coerentes e o controle é que regula o seu comportamento. A Cibernética compreende os processo e sistemas de transformação da informação e sua concretização em processos físicos, fisiológicos, psicológicos etc. de transformação da informação.
A Cibernética é uma teoria dos sistemas de controle baseada na comunicação entre o sistema e o meio e dentro do sistema, e do controle da função dos sistemas com respeito ao ambiente.

Funções da administração, segundo Fayol

Jules Henri Fayol, nascido na França, foi um engenheiro de minas e um dos teóricos clássicos da Ciência da Administração, sendo o fundador da Teoria Clássica da Administração. Ele é um dos principais contribuintes para o desenvolvimento do conhecimento administrativo moderno, no qual dividiu a administração em deteminadas funções:

Planejamento:A tarefa de planejar, apesar de ser algo do nosso cotidiano, não é uma das tarefas mais fáceis. O ato de planejar consiste em definir aquilo que será feito, como e quando será executado.

Organização: é uma tarefa interessante, consiste basicamente na divisão do trabalho e na atribuição de tarefas. Para saber como fazer basta olhar mais profundamente para a equipe de trabalho, saber quais são as qualidades e defeitos de cada um.

Dirigir: ato de dirigir significa orientar como fazer. Sempre encontrar situações inéditas, mesmo para tarefas do cotidiano. O administrador não pode atribuir tarefas sem dar condições do membro da equipe desempenhá-la. Pode ser que não domine determinada tecnologia ou assunto, mas é necessário orientar como se quer que o produto final fique.

Controle: Uma parte que muitos negligenciam é o Controle das tarefas. É muito fácil, planejar, fazer executar, obter resultados e não controlá-los durante o processo de execução, podendo ter problemas no resultado final se o contole da cada tarefa não estiver bem feito.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

A alta do Dólar

No site da BBC-Brasil, foi publicado um artigo explicando os motivos da alta do Dólar nos últimos dias, em que ele já chegou a se valorizar quase 50%.

Uma das causas apontadas por especialistas é que empresas e bancos do Brasil estão "estocando" moeda americana, ou por terem dívida em Dólar tendo que pagar em Dólar ou por prevenção, com medo de uma ainda maior valorização e assim no futuro terão que comprar a moeda americana com um preço bem superior ao de hoje.

Então não deixem de visitar o BBC-Brasil , para enteder um pouco o que está acontecendo no mercado financeiro e precisamente a alta do Dólar.




quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Aumento de vagas para Executivos

Lendo o jornal Valor de segunda 6, de outubro de 2008, no caderno Eu & Carreira, encontrei uma matéria que dizia que o houve aumento de 22% sobre agosto do ano passado, ou seja, 114 novas vagas para gerentes- médios e seniores - e diretores ou equivalentes. A pesquisa foi feita pelo Laerte Cordeiro Consultores, que é uma empresa de consultoria de RH.

Eles ainda salientam que a média mensal de vagas é de 117 vagas. As áreas mais procuradas foram: marketing e vendas, seguidos da área geral de produção e técnica.
Isso é uma boa notícia para nós que somos da área da administração , e que almejamos chegar a altos cargos como de executivos.

E para nós alunos do CEFET- MG é melhor ainda já que nosso coordenador de curso disse" O CEFET- MG não vai formar administradores e sim executivos!", assim pelo menos não vai faltar vagas para nós, futuros executivos . rsrsrs



Meios lícitos, fins questionáveis

Deparamo-nos na última aula, com um caso de aplicação da Administração Científica para o uso que não deixa de ser maléfico, mas é muito questionável.

Os princípios da Administração Científica foram empregados no Arsenal de Watertown, onde eram produzidas e armazenadas armas e munições. O interresse em utilizar os princípios de Taylor era para melhorar a eficiência dos processos de produção dos armamentos, pois se um dia surgisse alguma guerra, conseguiria-se produzir todo o arsenal necessário.

No final das contas, os pricípios adotados cumpriram com sua "obrigação" e aumetaram a produção e diminuíram os custos. Mas a grande polêmica desse fato e de mais alguns é os princípios que os seres humanos têm. Eles pegam príncipios, idéias e empregam numa área que muitas vezes só visa o fortalecimento ou beneficiamento de uma pessoa ou nação e o que é pior: atrapalha e prejudica a outra.

Assim, eu acho que, a humanidade deveria ser mais ética, e usar seus saberes e conhecimentos para beneficiar a todos, e não para se fechar e tentar ficar mais forte que o outro.
O mesmo ocorreu com as idéias de Einstein. Quando ele desenvolveu sua famosa fórmula da energia: E = m.c², ela foi usada para desenvolver a bomba atômica, isso serviu para matar e intimindar o mundo e colocou os EUA como a grande potência do mundo.

Portanto, nós como administradores também temos que pensar bem antes de tomar uma decisão para não apenas nós e nossa empresa saiamos benificiados e sim, tomar uma decisão ética, em que a sociedade toda saia ganhado ou pelo menos não seja prejudicada.

domingo, 5 de outubro de 2008

Novos Líderes

A revista “Intra Logística”, edição nº214 de julho de 2008 publicou uma matéria sobre um “perfil ideal” para os atuais líderes. O autor do artigo foi Marcelo Mariaca, presidente da Mariaca.
Marcelo comenta que há décadas, pouco mais se exigia de um líder do que inteligência, habilidade com os negócios e conhecimento do ramo. Ele ressalta que o mundo tornou-se mais complexo, por isso que aquele “chefe” do passado, o qual ficava trancado em uma sala, está ultrapassado.
Hoje a globalização forçou os líderes a criar uma visão estratégica dos negócios em um âmbito mundial, desenvolvendo uma capacidade de trabalhar com o desconhecido e com as ambigüidades, ou seja, fora de uma zona de conforto. Ela forçou também que os executivos não mais ficassem enclausurados no “bunker” da empresa, exigiu que esses interajam com os trabalhadores.
Para melhor desenhar essa nova cultura é preciso esquecer um pouco a hierarquia piramidal (o “chefe” com uma sala no último andar) e pensar mais em pessoas sendo seguidas por pelotões (líderes que interagem com os empregados).
“Além do conhecimento de gestão, da capacidade de inovar, de se adaptar de forma rápida e eficiente à nova realidade e de prever cenário e o futuro. Outro grande desafio é trabalhar com times de diversos países, multiculturais, e criar relacionamentos e alianças estratégicas redor do mundo que ajudem a desenvolver os negócios”.