terça-feira, 9 de setembro de 2008

Exemplos para o mundo

Em um recente artigo na revista EXAME, edição nº925 "A Fortuna do Petróleo", foi publicada uma matéria sobre os entregadores de marmita na cidade de Bombaim, Índia. Eles por sua impressionante logística têm uma eficiência invejável até para as maiores empresas do mundo.


Os “Dabbawalas”, como são chamados, pegam as marmitas das casas de 200000 pessoas e entregam em seus escritórios, geralmente condicionados no lado oposto da cidade. Sua taxa de erro é de uma em 16 milhões de entregas.


Estudiosos ansiosos pela explicação de tamanha eficiência, estudaram por muito tempo o trabalho dos entregadores. A admiração é tão grande porque a maioria é analfabeta, no trabalho utilizam somente carros de mão, bicicleta, e transporte público. Uma das conclusões chegadas é que os marmiteiros usam de muita simplicidade na execução das entregas, ou seja, cada pessoa tem seu papel determinado e sabe como cumpri-lo. A outra explicação é a sua enxuta estrutura com apenas três níveis hierárquicos, sendo que cada um possui autonomia para corrigir erros ou resolver problemas sozinhos. Porém a chave mestra foi considerada a grande e constante motivação de todos.

Um comentário:

Prof.ª Fernanda Machado Freitas disse...

Gostei demais das últimas duas postagens, tanto que copiei e vou postar em meu blog direcionando a vcs...
Assim, todos os alunos que acessam lerão e irão até vcs.