quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Integração Vertical e Integração Horizontal

A Integração Vertical ocorre quando diferentes processos de produção passam a ser controlados pela mesma empresa. Pode ocorrer entre dois ou mais processos contínuos de produção. Esse método de produção visa à diminuição de custos e maximização dos resultados. Além disso, dificulta o acesso do concorrente a um determinado produto ou matéria-prima, principalmente em determinados mercados onde a fonte destes insumos é restrita.
A Integração Horizontal Consiste em uma estrtégia de crescimento baseada na aquisição de duas ou mais sociedades do mesmo nível da cadeia produtiva, ou seja, concorrentes diretos. Muitas vezes se dá com a aquisição de todo o estabelecimento comercial, inclusive a marca original de um determinado produto, que pode ter boa penentração no mercado consumidor. Com isso, muitas vezes o administrador opta por manter esta marca original, se beneficiando da aceitação da mesma. Essa integração inviabiliza a competitividade de outras marcas, eliminando a concorrência.

Inovador ou Criador?

Quantas vezes você já se deparou com situações nas quais surgem o questionamento:Isso é novo ou já existia? E automaticamente a dúvida entre dois termos: inovador e criador. Para entendermos a situação é necessário primeiro conhecer o significado de duas palavras:
Inovar: 1. Tornar novo; renovar. 2. Introduzir novidade em.
Criar: 1. Dar existência a; tirar do nada. 2. Dar origem; gerar, formar.
Após se interar dos significados fica fácil entender diferença entre os termos. Ser inovador é usar artifícios já existentes em contextos diferentes, agregando valores; e criar é, a partir de uma idéia produzir algo novo.
Provavelmente a confusão quanto ao emprego dos termos se dá devido o uso incorreto da palavra inovador no nosso dia-a-dia, mas agora que sabemos claramente a diferença isso não será mais um problema.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Exemplos para o mundo

Em um recente artigo na revista EXAME, edição nº925 "A Fortuna do Petróleo", foi publicada uma matéria sobre os entregadores de marmita na cidade de Bombaim, Índia. Eles por sua impressionante logística têm uma eficiência invejável até para as maiores empresas do mundo.


Os “Dabbawalas”, como são chamados, pegam as marmitas das casas de 200000 pessoas e entregam em seus escritórios, geralmente condicionados no lado oposto da cidade. Sua taxa de erro é de uma em 16 milhões de entregas.


Estudiosos ansiosos pela explicação de tamanha eficiência, estudaram por muito tempo o trabalho dos entregadores. A admiração é tão grande porque a maioria é analfabeta, no trabalho utilizam somente carros de mão, bicicleta, e transporte público. Uma das conclusões chegadas é que os marmiteiros usam de muita simplicidade na execução das entregas, ou seja, cada pessoa tem seu papel determinado e sabe como cumpri-lo. A outra explicação é a sua enxuta estrutura com apenas três níveis hierárquicos, sendo que cada um possui autonomia para corrigir erros ou resolver problemas sozinhos. Porém a chave mestra foi considerada a grande e constante motivação de todos.

Você sabia? Ford e seu modelo T

Há exatos cem anos surgia o Ford T, criado por Henry Ford em Detroit nos EUA. Ele desde o começo chamava a atenção pela simplicidade e preço (US$850). Naquela época a produção automobilística era artesanal. Mas Henry Ford queria que todos os públicos pudessem ter seus próprios carros. E brilhantemente desenvolveu um processo de produção que diminuía custos e tempo, a chamada linha de produção em série. Antes era necessário 12 horas para se produzir um carro, com o método de produção em série esse tempo se reduziu à 93 minutos para cada modelo T produzido. Consequentemente os custos diminuíram e o carro passou a custar US$575. E esse valor caiu mais, pois Henry percebeu que se o carro fosse produzido apenas na cor preta ele ficaria mais barato, uma vez que, diferente das outras cores, a tinta preta demora menos tempo para secar e assim ficava pronto em menos tempo. Observa-se que há muito tempo a frase "Tempo é dinheiro" já era adotada. Coma a adoção dessa idéia ficou famosa uma frase de Ford "O carro está disponível em qualquer cor, contanto que seja preto". E com constantes baixas de preço, o modelo T chegou a custar US$260, valor mantido até sua produção ser encerrada. Com certeza Henry revolucionou o conceito de automóvel e métodos de produção. Foi mais um gênio do século XIX. Mas será que você sabe o que aconteceu, para que o modelo T fosse encerrado, já que ele fazia tanto sucesso e era tão barato????? Bom, isso será o nosso próximo assunto no: Você sabia?? Até lá!!