quarta-feira, 17 de setembro de 2008
Integração Vertical e Integração Horizontal
A Integração Horizontal Consiste em uma estrtégia de crescimento baseada na aquisição de duas ou mais sociedades do mesmo nível da cadeia produtiva, ou seja, concorrentes diretos. Muitas vezes se dá com a aquisição de todo o estabelecimento comercial, inclusive a marca original de um determinado produto, que pode ter boa penentração no mercado consumidor. Com isso, muitas vezes o administrador opta por manter esta marca original, se beneficiando da aceitação da mesma. Essa integração inviabiliza a competitividade de outras marcas, eliminando a concorrência.
Inovador ou Criador?
Inovar: 1. Tornar novo; renovar. 2. Introduzir novidade em.
Criar: 1. Dar existência a; tirar do nada. 2. Dar origem; gerar, formar.
Após se interar dos significados fica fácil entender diferença entre os termos. Ser inovador é usar artifícios já existentes em contextos diferentes, agregando valores; e criar é, a partir de uma idéia produzir algo novo.
Provavelmente a confusão quanto ao emprego dos termos se dá devido o uso incorreto da palavra inovador no nosso dia-a-dia, mas agora que sabemos claramente a diferença isso não será mais um problema.
terça-feira, 9 de setembro de 2008
Exemplos para o mundo
Em um recente artigo na revista EXAME, edição nº925 "A Fortuna do Petróleo", foi publicada uma matéria sobre os entregadores de marmita na cidade de Bombaim, Índia. Eles por sua impressionante logística têm uma eficiência invejável até para as maiores empresas do mundo.
Os “Dabbawalas”, como são chamados, pegam as marmitas das casas de 200000 pessoas e entregam em seus escritórios, geralmente condicionados no lado oposto da cidade. Sua taxa de erro é de uma em 16 milhões de entregas.
Estudiosos ansiosos pela explicação de tamanha eficiência, estudaram por muito tempo o trabalho dos entregadores. A admiração é tão grande porque a maioria é analfabeta, no trabalho utilizam somente carros de mão, bicicleta, e transporte público. Uma das conclusões chegadas é que os marmiteiros usam de muita simplicidade na execução das entregas, ou seja, cada pessoa tem seu papel determinado e sabe como cumpri-lo. A outra explicação é a sua enxuta estrutura com apenas três níveis hierárquicos, sendo que cada um possui autonomia para corrigir erros ou resolver problemas sozinhos. Porém a chave mestra foi considerada a grande e constante motivação de todos.