segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Teoria Estruturalista

Abaixo estão os tópicos do nosso trabalho sobre a Teoria Estruturalista, sobre o qual nosso grupo apresentou um trabalho na sala de aula na última quinta (27).



Objetivos organizacionais:

Ø Objetivo não existe, é um estado que se procura.

Ø As organizações procuram a Eficiência e Eficácia.

Ø Para Etizioni existem dois modelos de organização; Modelo de sobrevivência e o modelo de eficiência.

Ø Os objetivos são intencionais, porém dificilmente racionais.

Ambiente organizacional:

Ø São as outras organizações externas que formam a sociedades

Ø Há uma dependência entre as organizações devido às complexas interações entre a mesma.

Ø Ocorre a preocupação em se estudar as interações que ocorrem entre as organizações, mudando o foco de dentro para fora da empresa.

Estratégia organizacional:

Ø É a maneira deliberada de fazer manobras no sentido de administrar suas trocas e relações com os diversos interesses afetados por suas ações.

Ø Pode se dar na forma de: competição, negociação cooptação ou coalização.

Ø A estratégia permite mapear a estrutura de poder existente na organização.

Conflitos:

Ø Significam existência de idéias, atitudes contrárias, que podem se chocar. Constituem elementos geradores das mudanças e inovações da organização.

Ø O conflito gera mudanças e provoca inovações na medida em que as soluções são alcançadas, e essas soluções constituirão a base de novos conflitos que geram novas mudanças e assim por diante, como um ciclo vicioso.

Ø Para Blau e Scott dilema é uma situação frente a dois interesses inconciliáveis entre si, ou seja, o atendimento de um impede o atendimento do outro. Mas os dilemas são também responsáveis pelo desenvolvimento das organizações.

Sátiras à organização:

Ø Parkinson: “Quanto mais tempo se tem para fazer uma coisa, tanto mais tempo se leva para fazê-la”. Ele ainda prega que todo chefe procura provocar a impressão de ter grande responsabilidade em função do número de subordinados e, com isso, subira posição mais elevada dentro da organização.

Ø Peter e Hull: “Em uma hierarquia, todo empregado tende a subir até chegar ao nível de incompetência” e "Todo cargo tende a ser ocupado por um funcionário que é incompetente para cumprir seus deveres”.

Ø Thompson: A produção e a inovação variam de maneira inversa: quanto maior uma, menor a outra, e vice-versa. E que a hierarquia fundamenta-se em uma estrutura monocrática e rotineira e, portanto contrária à criatividade e à inovação.

Ø Antony Jay: “A nova ciência da Administração não é, mais do que uma continuação da velha arte de governar”

Ø Dilbert: Com tiras cômicas ele satiriza a respeito do mundo dos negócios em função da praticas administrativas observadas por ele.

Apreciação crítica:

Ø O estruturalismo representa uma trajetória à abordagem sistêmica, com uma tentativa de conciliação e integração dos conceitos de outras teorias, com a agregação do contexto ambiental e suas variáveis externas, e o redirecionamento das variáveis organizacionais internas.

Nenhum comentário: