segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Apreciação Crítica

Na última quinta (27), nosso grupo apresentou um trabalho sobre a Teoria Estruturalista. A Estruturalista seria uma união de alguns pontos da Teoria Clássica, das Relações Humanas e da Burocrática. (Colocamos um Resumo dos principais pontos da Teoria Estruturalista em nosso Blog).

Mas a questão que quero enfatizar a apresentação em si, ou seja, a experiência em falar em público.

A experiência ao mesmo tempo tensa foi ótima, pois é necessário que se tenha facilidade em falar em público, em apresentar um projeto pra dezenas de pessoas e coisas do tipo e essas apresentações lhe proporcionam essa sensação.

Assim nem sempre as experiências que não lhe deixe confortável são ruins, pois podem ao mesmo tempo lhe ajudam a desenvolver habilidades, no caso habilidades importantes para um bom profissional da administração ou para qualquer profissional que tenha que se expor.


Teoria Estruturalista

Abaixo estão os tópicos do nosso trabalho sobre a Teoria Estruturalista, sobre o qual nosso grupo apresentou um trabalho na sala de aula na última quinta (27).



Objetivos organizacionais:

Ø Objetivo não existe, é um estado que se procura.

Ø As organizações procuram a Eficiência e Eficácia.

Ø Para Etizioni existem dois modelos de organização; Modelo de sobrevivência e o modelo de eficiência.

Ø Os objetivos são intencionais, porém dificilmente racionais.

Ambiente organizacional:

Ø São as outras organizações externas que formam a sociedades

Ø Há uma dependência entre as organizações devido às complexas interações entre a mesma.

Ø Ocorre a preocupação em se estudar as interações que ocorrem entre as organizações, mudando o foco de dentro para fora da empresa.

Estratégia organizacional:

Ø É a maneira deliberada de fazer manobras no sentido de administrar suas trocas e relações com os diversos interesses afetados por suas ações.

Ø Pode se dar na forma de: competição, negociação cooptação ou coalização.

Ø A estratégia permite mapear a estrutura de poder existente na organização.

Conflitos:

Ø Significam existência de idéias, atitudes contrárias, que podem se chocar. Constituem elementos geradores das mudanças e inovações da organização.

Ø O conflito gera mudanças e provoca inovações na medida em que as soluções são alcançadas, e essas soluções constituirão a base de novos conflitos que geram novas mudanças e assim por diante, como um ciclo vicioso.

Ø Para Blau e Scott dilema é uma situação frente a dois interesses inconciliáveis entre si, ou seja, o atendimento de um impede o atendimento do outro. Mas os dilemas são também responsáveis pelo desenvolvimento das organizações.

Sátiras à organização:

Ø Parkinson: “Quanto mais tempo se tem para fazer uma coisa, tanto mais tempo se leva para fazê-la”. Ele ainda prega que todo chefe procura provocar a impressão de ter grande responsabilidade em função do número de subordinados e, com isso, subira posição mais elevada dentro da organização.

Ø Peter e Hull: “Em uma hierarquia, todo empregado tende a subir até chegar ao nível de incompetência” e "Todo cargo tende a ser ocupado por um funcionário que é incompetente para cumprir seus deveres”.

Ø Thompson: A produção e a inovação variam de maneira inversa: quanto maior uma, menor a outra, e vice-versa. E que a hierarquia fundamenta-se em uma estrutura monocrática e rotineira e, portanto contrária à criatividade e à inovação.

Ø Antony Jay: “A nova ciência da Administração não é, mais do que uma continuação da velha arte de governar”

Ø Dilbert: Com tiras cômicas ele satiriza a respeito do mundo dos negócios em função da praticas administrativas observadas por ele.

Apreciação crítica:

Ø O estruturalismo representa uma trajetória à abordagem sistêmica, com uma tentativa de conciliação e integração dos conceitos de outras teorias, com a agregação do contexto ambiental e suas variáveis externas, e o redirecionamento das variáveis organizacionais internas.

Resumo

Abaixo estão os principais pontos da Teoria Estruturalista.

Ênfase: na estrutura organizacional, nas pessoas e no ambiente.

Abordagem: formal e informal

Enfoque: sistema aberto

Conceito de organização: sistema social intencionalmente construído e reconstruído

Concepção do Homem: Homem organizacional

Preocupação: Eficiência e eficácia

Objetivo: Mudança e inovação através de conflitos.