segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Por que os Estados Unidos são o país mais bem-sucedido do mundo?

O segredo americano, e que você jamais encontrará
em nenhum livro de economia, é que os Estados Unidos
são um país bem administrado, um país administrado por profissionais.

Dezenove por cento dos graduados de universidades americanas são formados em administração. Administração é a profissão mais freqüente, e portanto a que dá o tom ao resto da nação.

Infelizmente, o Brasil nunca foi bem administrado. Sempre fomos administrados por profissionais de outras áreas, desde nossas empresas até o governo. Até recentemente, tínhamos somente quatro cursos de pós-graduação em administração, um absurdo!

De 1832 a 1964 a profissão mais freqüente no Brasil era a de advogado, e foi essa a profissão que exerceu a maior influência no país, tanto que nos deu a maioria de nossos presidentes até 1964. A revolução de 1964 acabou com a era do advogado e a legalidade, e tivemos a era do economista, que perdura até hoje.

Nos próximos dez anos isso lentamente mudará. O Brasil já tem 2.300 cursos de administração, contra 350 em 1994. Estamos logo depois dos Estados Unidos e da Índia.

Para mais informações visite o site do Kanitz.

Feira do Empreendedor

Você pensa em abrir seu próprio negócio e não tem a menor idéia de como começar?
Já o tem, mas coisas não estão saindo do jeito que você planejou, está com dificuldades em administrá-lo?
Em breve começa a Feira do Empreendedor 2008, realizada pelo Sebrae-mg.
A Feira tem como objetivo mostrar as últimas tecnologias, oferecer cursos, palestras, seminários, consultorias direcionadas para a gestão do seu próprio empreendimento.
São ao todo cinco dias, começando dia 2 ate 6 de setembro, dedicados à troca de informações, idéias, debates...
Todos os eventos serão realizados no Expominas - Av. Amazonas 6030- Gameleira - BH. A entrada é gratuita. Mas fique atento, pois para ter acesso rápido e não correr o risco de ficar sem um lugar nos eventos é necessário fazer a sua inscrição.
Para mais informações visite o site do sebrae-mg.
Boa feira e bom aprendizado.

domingo, 24 de agosto de 2008

Para que administrar?

Desde que o homem alcançou o degrau da convivência social, a organização passou a fazer parte da necessidade dele. Com a constante evolução das interações interpessoais, da tecnologia, do materialismo, dos conflitos, dentre outras, foi preciso surgir uma nova classe na sociedade que assumisse a responsabilidade de realizar um trabalho que há algum tempo (e ainda hoje com menos intencidade) era feito com amadorismo. Este profissional é o Administrador. É aquele que mescla conhecimento técnico, experiência e força de vontade para, como se diz popularmente no Brasil, deixar tudo nos eixos.

sábado, 23 de agosto de 2008

O que é administrar?

Administrar significa ter de determinar uma direção o tempo todo: onde investir, quem contratar, que posicionamento adotar no mercado, como promover a organização e escolher os parceiros ideais. "Nessa profissão, seja em organizações públicas ou privadas, é necessário tomar decisões constantemente. Por isso, não basta o bom senso, é preciso preparo, conhecimento e determinação", diz Leandro Vieira, diretor do portal Administradores Negócios Digitais, site voltado para a área de administração e negócios.

Mais informações visite Guia do estudante